Inspiração X Técnica

Imagine a cena:

-Roberto! Quero que você prepare um novo layout da nossa empresa para ser mostrado na reunião da diretoria hoje, às 15h. Não economize da criatividade. Faça algo brilhante, o melhor que você já fez.

-Mas, doutor Bastos... agora são 10h, e... eu não sei se consigo inspiração até as 15h!

-Não quero saber! Temos que mostrar que mostrar algo novo nessa reunião, a diretoria deve ser surpreendida.

-Mas...

-Sem “mas” Roberto, as 14h45 quero tudo na minha mesa.

--

O que fazer nessa situação?

Estamos vivendo em um cenário, em que a pressão e os prazos se apertam a cada dia que passa e, para ser diferente, deve-se construir “novas técnicas”, desenvolver-se, para saber trabalhar e trabalhar bem, e assim destacar-se no mercado.

A leitura, o estudo, a pesquisa, a simples conversa com um amigo experiente pode nos inspirar, mas essa inspiração também pode atrapalhar. Além do tempo perdido, muita idéia sem técnica ou sem ação não vale de nada.

--

No meu trabalho sempre tenho prazos, meu chefe e meus clientes estão sempre cobrando algum resultado, e cada vez em menor tempo.

Então... fica a dica: A especialização profissional é a melhor maneira de ser destaque no mercado de trabalho.

--

Do site IMasters:

Inspiração", essa palavra move todos os criadores e artistas em sua vida profissional. A palavra do latim inspiratione significa o ato ou efeito de inspirar ou ser inspirado, sugestão ou o entusiasmo criador.
Ela sim é responsável por grandes projetos funcionais. Sempre que recebemos um novo projeto, vamos em busca de inspiração para poder desenvolvê-los, Mas onde encontrar essa tal inspiração?

Às vezes parece que ela se esconde e acabamos nos desesperando, pois sem inspiração não há projeto. Na verdade é que a inspiração não tem hora marcada para chegar. Quanto mais tranqüilo você estiver mais rápido ela virá. E sempre que possível, ande com um pedaço de papel e um lápis no bolso pois a inspiração vem nos momentos mais inusitados.

Da Wikipédia:

"Técnica" é o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.

Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica. como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência. No animal, a técnica é característica de cada espécie. No ser humano, a técnica surge de sua relação com o meio e se caracteriza por ser consciente, reflexiva, inventiva e fundamentalmente individual. O indivíduo a aprende e a faz progredir.

Ps* Será que eu estava inspirado quando escrevi esse texto?
Claro que não! O que tenho é prazo.

Imagem: Montagem - A criação de adão - Michelangelo

0 comentários:

Postar um comentário

Não se intimide... comente!
Tenha sua identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade.