A saga Balão da Informática e sua Propaganda Enganosa

Olá pessoas! Hoje vou postar uma história longa, sobre o descaso na compra de um produto no site Balão da Informática. Tudo começou no dia 02/01/2015 quando efetuei a compra de um Smartphone Sony XPERIA Z2 Branco + Smartband. Veja AQUI.

O produto chegou rápido, tinha previsão de chegada para o dia 14/01/2015 e chegou bem antes, no dia 08/01/2015. No quesito entrega, não tenho do que reclamar. Nota 10.

Mas ai veio o problema, o fone de ouvido.

Este é o texto na descrição do site:

"Onde o som dinâmico se alia a uma exibição vibrante. Trem lotado. Um avião cheio de passageiros. Ou o escritório no horário de maior movimento. Este celular Android vem com alto-falantes estereofônicos e tecnologia de cancelamento de ruído. Assim, você pode curtir música sem distorções em alto volume e em qualquer lugar usando um elegante par de fones de ouvido.”.

O fone com cancelamento de ruído que é mostrado no vídeo e na descrição do Balão da Informática conforme o site da Sony é o MDR-NC31EM, veja na imagem abaixo.

Para saber mais sobre o fone clique AQUI.

Ele também pode ser visto nesta imagem do site do Balão da Informática juntamente com a descrição que disponibilizei acima.

Clique na imagem para ver maior.

O fone que veio, foi o chamado fone geral, modelo MH-410C, que não cancela ruído algum, além de ter o volume super baixo.


Então no dia 12/01/2015 abri um chamado no site com número 664850 pedindo um parecer da empresa, afinal eles colocam uma informação no site, e quando o produto chegou em minhas mão, cadê o fone correto. O que fazer?

No dia 13/01/2015 uma atendente do Balão da Informática entrou em contato comigo e informou que para a resolução do problema, a troca do fone, tenho que enviar o aparelho, nota, caixa e tudo mais para eles.

Não concordo com esta situação, pois o que veio errado foi somente o fone.

E também não estou mais com meu aparelho antigo, e enviar a mercadoria para o Balão sem saber quantos dias terei novamente o aparelho é ruim, trabalho o dia todo dependendo do celular.

Respondi  ao chamado dizendo que uma solução melhor deve ser encontrada, pois o erro não foi meu, e se a descrição e imagens no site estão erradas, também não é culpa minha.

E que a única coisa que quero é a troca do fone, chamado fone geral, modelo MH-410C, pelo fone MDR-NC31EM, conforme descrito no site.

No dia 14/01/2014 o Balão da Informática enviou a seguinte mensagem por meio do chamado aberto:

"Prezado Sr. Ronaldo. Segue abaixo o código de postagem para que nos envie o produto sem nenhum ônus, para que possamos efetuar o procedimento solicitado ou na indisponibilidade do produto gerar um vale trocas que poderá ser utilizado em uma nova compra ou solicitado o reembolso/estorno do valor.

Código de Postagem: XXXXXXXX"

O problema foi com o fone, e o Balão da Informática quer que eu envie o produto (smartphone, fone, smartband, nota, caixa, etc., etc.), para tentar solucionar o erro, mas caso haja indisponibilidade do produto, o que será muito provável de acontecer, irão gerar um vale trocas que poderá ser utilizado em uma nova compra ou solicitado o reembolso/estorno do valor.

Quero continuar com o aparelho, não quero um vale trocas, mas também quero o fone conforme a descrição do site. Será que isso é tão difícil assim?

No dia 19/01/2015 o Balão da Informática enviou o seguinte e-mail:

Conforme informamos ao senhor não é possível fazer a troca somente do fone de ouvido a troca tem que ser efetuada pelo produto todo. Pedimos que envie o produto para nossa matriz com o código de postagem que foi postado em seu chamado no site. Assim que o mesmo retornar será feita uma analise pelo nosso setor de qualidade e assim que o mesmo ser passado por esta analise será gerado um Vale-Trocas e o nosso setor de negociação irá entrar em contato com o senhor para poder efetuar um novo pedido. Para poder verificar o chamado entre em: Minha conta; Visualizar Chamado. Número do chamado: 664850

Tentei responder o e-mail, mas não consegui, pois não tinha um endereço de resposta válido. Então entrei no chamado e percebi que ele se encontrava finalizado sem o problema ser resolvido.

Abri outro chamado para colocar a minha resposta.

Bom dia, Tudo bem?

Como eu expliquei antes, dependo de aparelho para trabalhar, e eu nãos sei quanto tempo essa negociação vai demorar, e nem se terei o mesmo aparelho de volta, afinal as respostas de vocês são vagas. Fala de um vale trocas e não da troca do aparelho por outro igual e com o fone descrito no site.

Pelo o que eu entendi, se eu enviar o aparelho, vocês irão analisar, e depois me enviar um vale comprar para a troca por qualquer outro produto que esteja no valor do vale, não necessariamente o smartphone Z2, e se eu conseguir por um acaso pegar o mesmo produto novamente, vocês não garantem que ele virá com o fone correto. E isso?

Queria que essa situação de resolvesse, pois como disse anteriormente, o erro não foi meu, e se a descrição e imagens no site estão erradas, também não é culpa minha.

Só não queria ter que ir ao PROCON para recorrer aos meus direitos de consumidor.

Fico no aguardo de uma resposta.

Estou aqui na espera de um milagre, gostaria de não precisar ir até o PROCON tentar resolver o problema, e queria poder confiar no Balão da Informática.

5 comentários:

  1. Andréa Motta20/01/2015, 10:42

    É uma total falta de respeito com o consumidor!

    ResponderExcluir
  2. Fábia Coelho20/01/2015, 19:16

    Já aconteceu comigo com um simples tênis que comprei na Dafiti, mesma situação faltou 1 cadarço e conclusão? Para eu ter o cadarço faltante, tive que enviar produto todo para troca. As lojas são deste jeito, eles falam que é questão de controle deles. Horrível!

    ResponderExcluir
  3. É Fábia, não é fácil. Mas o ruim não é o envio do aparelho para a loja, e sim a insegurança da devolução do produto. Como eles mesmo descreveram, "se houver disponibilidade"... Não quero um vale-trocas... :(

    ResponderExcluir
  4. Algumas lojas são totalmente sem noção...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ronaldo Santos.

    Em minha opinião, o erro, não foi cometido pelo site Balão da Informática, mas sim pela Sony.

    Vamos analisar:

    Quando se compra um aparelho eletrônico por um site e-comerce, o mesmo vem em sua embalagem lacrada de fábrica.

    Portanto, seu fone contido junto ao aparelho, é de responsabilidade da Sony, que veio a cometer o equívoco de colocar um fone dentro da embalagem, não correspondente ao anunciado no próprio anuncio em vídeo de seu produto.

    Resumo:

    O balão da informática não tem responsabilidade alguma sobre o assunto, até porque eles enviam o produto lacrado de fábrica.

    Solução: o certo seria você entrar em contato com o suporte técnico da Sony, e resolver seu problema por lá.

    Sou consumidor do Balão da Informática há quase 7 anos, e sei perfeitamente como funcionam o sistema de vendas, trocas, e conservações dos produtos.

    Não sou hipócrita de dizer que não possui falhas, pois claro que tem, todos os sites e-comerce estão propícios à falhas, mas eu confio por experiência própria no Balão da Informática, tanto no site quanto em suas lojas físicas, das quais 2 já visitei pessoalmente.

    Espero ter ajudado.

    Grato, Wladimir Bizzo
    Facebook: facebook.com/wladbizzo

    ResponderExcluir

Não se intimide... comente!
Tenha sua identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade.