Sou patriota, Brasil meu país!

Na última terça-feira (15/06) o Brasil entrou em campo, e junto milhares de técnicos se sentaram na frente da TV pra assistir, torcer, e dar os seus pitacos no jogo.

O povo gritava a cada lance. Frio na barriga, ansiedade, desespero, esse é o povo brasileiro, que ama seu país, mesmo com todas as dificuldades, desigualdades, descasos. É um povo que sempre acredita que um dia tudo vai melhorar.

Nessa hora, esse povo quer demonstrar que é realmente brasileiro, e não como uns e outros dizem por ai: “Brasileiro só e patriota de quatro em quatro anos.” Infelizmente temos algumas coisas que não nos orgulhamos. Não temos uma educação digna, não temos saúde para todos, moradia, e etc.. Mas somos um país de pessoas guerreiras, um país que sonha. Afinal, foi neste país que conseguimos o que temos, que formamos nosso caráter, conquistamos amigos e muitos mais. É neste país que rimos, choramos, sofremos e nos aliviamos. É aqui que temos a nossa vida.
E por isso eu digo: – Eu te amo Brasil! E quem não gosta? Existe um mundo inteiro esperando por você.
A copa do mundo está ai, e o Brasil está nela, e se for essa uma das formas de expressar meu patriotismo, é assim que será.

Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota. (…) ser patriota implica em fazer algo de bom pelo seu país, ou nação.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:

Patriotismo nos desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição;

Patriotismo na Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;

Patriotismo na Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.
“Isso aqui, é um pouquinho de Brasil,
Deste Brasil que canta e é feliz…”

(Ary Barroso)

4 comentários:

  1. Cara eu estava precisando muito mesmo desse tipo de comentário sobre a copa...
    só ouço por ai que os brasileiros nem são patriotas, que só torcem para o time brasileiro sem nenhum patriotismo
    valeu aii ^^
    BRASIL!! haha'

    ResponderExcluir
  2. Só Acredita ne? por que lutar todos por um pais melhor nao vejo lutando.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Antonio04/07/2010, 18:51

    Quando Tolstoi escreveu que “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas” não estava afirmando que todo patriota é um canalha, mas que o canalha, muitas vezes busca guarida no falso patriotismo. Expliquem isso ao ex-auxiliar técnico da Seleçao, Jorginho.

    ResponderExcluir
  4. Afirmar que o brasileiro só é patriota quando se tratade futebol e no mínimo diminuir-se a sí mesmo. A prova que somos patriotas é só lembrar que todas as vezes que fomos chamados, lá estivessos, ou voces esquecerão a nossa última participação, dos milhões de assinaturas que originou a Lei do Ficha Limpa? Vamos adiante: Diretas Já, Renúncia do Collor? Não será motivo de orgulho e patriotismo sermos um Pais tropical, com todas as belezas Naturais? Não somos nós que temos a maior Hidroelétrica do Mundo? Vou repassar mais algumas informações que representam o nosso patriotismo:
    1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis e vem sendo exemplo mundial.
    2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
    3)Somos o único pais que temos os resultados das eleições em menos de 24 horas
    4). Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97% estão estudando.
    5) Temos 6890 de empresas com certificado ISO-9000.
    6). O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
    Ainda segundo a turista holandesa: “Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?
    7). Temos o maior e mais moderno sistema bancário do planeta?
    8). As nossas agências de publicidade ganham os melhores prêmios mundiais?
    9). Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
    10). É! O Brasil é um país abençoado de fato. SE NÃO VEJAMOS: Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
    Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
    Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
    Bendita seja querida pátria chamada Brasil”.
    E você precisa de mais alguma coisa para ser Patrióta?

    ResponderExcluir

Não se intimide... comente!
Tenha sua identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade.