Blogagem Coletiva: livros que marcaram a infância


Sei que estou um pouco atrasado. Pra que?

Vi sobre essa  Blogagem coletiva no site Momentum Saga, e era pra eu ter colocado ela no ar no dia 02 de Setembro, mas ainda estava aqui pensando no que escrever.

Então, vamos lá!

Posso já ter lido muito livros, afinal gosto muito de leitura, de ter sempre um livro de cabeceira, ou para passar o tempo durante a viagem para o trabalho. E quando lembro dos livros que li na minha infância, só consigo lembrar de 3.

Acho que foi porque eles marcaram mesmo a minha infância.

Infelizmente, não tenho nenhum dos exemplares comigo, por causa de variadas mudanças, e aquele "cuidado" que todo menino tem pelas coisa, tirando alguns caso é claro.

Minha primeira paixão



Livro de Elenice Machado de Almeida e Pedro Bandeira.

Ele conta a história de Pimpo e Frida, duas crianças (pré-adolescentes), eles estudam na mesma sala, e implicam um com o outro de forma exagerada, e a implicância é tanta, que um dia os dois foram colocados pra fora da sala pelo professor, nesse dia os dois começa a conversar,e...

Acho que você já pode imaginar o que aconteceu, mas se houver interesse, é bom ler o livro, não vou contar o final.

A história sem fim



Livro de Michael Ende.

Ganhei este livro do meu pai, e pense já na desilusão da criança. O livro tinha capa e contracapa, isso quer dizer, ele tinha final. Como poderia ser chamado a história sem fim?

Eu já tinha assistido o clássico a história sem fim, uma 30 vezes, que passava no SBT, na sessão das 10. Quem lembra? Esse filme passava a cada 15 dias, talvez nem tanto, mas eram várias vezes.

Ele conta a história de um livro, de mesmo título, que foi "roubado" de uma biblioteca por Bastian, que está fugindo de encrencas. Quando ele abre o livro se depara com um mundo paralelo (Fantasia) que está acabando, pois as pessoas não estavam mais acreditando nas fábulas do livros, nos heróis entre outros. O NADA (o imenso vazio) começa a dominar toda Fantasia, e só Bastian (o leitor do livro) e Atreiú (um dos personagens) podem fazer algo para salvar a todos.

Capitães da Areia



Livro de Jorge Amado.

Um livro forte para um adolescente ler, mas eu li. É um dos livros que mais me marcou, e me fez pensar eu alguns padrões, não muitos bem claros naquela época, mas melhores entendidos agora.

Muitas coisas, do livro eu não entendia ainda muito bem, como a malícia , o vocabulário, sexo entre outros.

Não conseguia ver os garotos de rua, que assaltavam, roubavam e "azucrinavam" as pessoas de salvador como vilões. Eles eram o meus queridos personagens do livro, que sofriam com a sociedade e a grande doença da época, a Varíola.

Chorei muito com esse livro, e do meio para o final, li de um salto, pois queria saber logo o que acontecia com todos eles, se iriam se dar bem ou não, e entrei a madrugada e acabei pela manhã. Ainda bem que ainda não trabalhava, rs.

Considerações


Essa blogagem recuperou sentimentos sobre as histórias lidas, que acabei ficando emocionado. É muito bom compartilhar. Pesquisei, e consegui colocar as mesmas capas, dos livros um dia lidos por mim. Essa nostalgia é fantástica.

Imagens: #102416435 / gettyimages.com e Google.

3 comentários:

  1. Nostalgia pura!! Capitães da Areia é o retrato fiel e detalhado do Brasil atual. Lembro que li durante a época de escola, com a rigidez das indicações literárias das aulas de Língua Portuguesa. Envolvente! Uma ótima indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Super me identifiquei com relação à História Sem Fim! Como assim o livro tem contracapa?? rs Demorei muito para ler, pois achei que ele perde um pouquinho de ritmo do meio pro final, mas ainda assim é uma história linda.

    Obrigada por participar da blogagem, adorei seu post! =D

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ronaldo!
    Reallmente, a nostalgia deu uma rasteira em todos e cada postagem dos participantes, me levava a lembrar de um livro que eu havia lido :D Dos que citou, somente li Capitães de Areia, mas já adolescente.
    Fiquei curiosa com A História sem fim! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir

Não se intimide... comente!
Tenha sua identidade, não seja anônimo na web. Crie sua identidade.