Geração Baby Boomers (1945 - 1964)


Esses dias precisei fazer um trabalho sobre essa geração, então deixo abaixo o resultado final desta pesquisa!

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Baby Boomers

Baby Boomers é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional. A descrição mais simples da Geração Baby Boomers é aquela que compreende pessoas que nasceram nos Estados Unidos entre 1945 e 1964. Em geral, a atual definição de Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que logo após a guerra houve uma explosão populacional. Hoje eles são os indivíduos que foram jovens durante as décadas de 60 e 70 e acompanharam de perto as mudanças culturais e sociais dessas duas décadas.

O termo Baby Boomers popularizou-se no pós Segunda Guerra Mundial, quando houve um aumento importante da natalidade nos Estados Unidos. Muitos soldados estavam voltando para suas casas, e a natalidade aumentou.

Caracterizando os Boomers

O primeiro ponto importante é que eles não se sentem velhos. O Boomers típico, de 50 anos de idade, se sente como tivesse 35. Por isso, os Boomers querem fazer diferente e o estereótipo da velhinha de 60 anos é absolutamente rejeitado por eles. Boomers de 60 anos não têm cara de velho.

Outro aspecto a ressaltar é que o ciclo de vida da família dos Boomers é diferente do vivido pelas gerações anteriores. A ideia de ser estudante até 20 e poucos anos, casar com cerca de 25, dedicar-se à carreira até mais ou menos os 65, ter e criar filhos a partir dos 30 e aposentar-se por volta de 65 anos não se aplica aos Boomers. Simplesmente a vida deles não é assim! Ocupam os mais diversos papéis nas mais diversas idades: separam-se e casam de novo, são avós e pais de bebês ao mesmo tempo e iniciam carreira de empreendedor após perderem o emprego tradicional, nada muito certinho e linear como a geração anterior.

Quais os principais eventos que os Baby Boomers participaram?

O evento histórico de definição da Geração Baby Boomers foi a Guerra do Vietnã.

Mas eles também mencionam como grandes acontecimentos os assassinatos de JFK, Robert Kennedy e Martin Luther King, movimento pelos direitos civis e protestos e subversões, Watergate, a renúncia de Nixon, o embargo do petróleo, inflação elevada e escassez de gasolina.

Culturalmente eles são pioneiros, e isso distinguiu os Boomers dos seus pais, eles viram o homem pisar na Lua, foram hippies, assistiram o fime da Guerra Fria, a liberação feminina, o rock & roll (Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who), a queda do muro de Berlim, a revolução sexual, o movimento gay, a revolução da informática e da Internet, o surgimento das preocupações ambientais.

Os Baby Boomers foram à primeira geração que cresceu em frente à TV. Eles puderam compartilhar eventos culturais e marcos com todas as pessoas no seu grupo de idade, independentemente de onde elas estavam.

Todos eles assistiram a Guerra do Vietnã nas suas salas de estar.

No Brasil passaram pelos tempos sombrios da ditadura, do milagre econômico, da retomada da democracia, a morte de Tancredo Neves e curtiram a bossa-nova, a jovem-guarda, a tropicália os embalos de sábado à noite e a força do rock nacional, alguns com direito à participação no Rock in Rio. É natural que não se sintam velhos – foram atores das grandes mudanças que transformaram o mundo e o nosso país. Eles podem! Julgam-se merecedores, querem estar no controle, valorizam a ética, e são otimistas.

Essa identidade é de muitas formas, bastante cética. Aos vinte anos, os Boomers cunharam a famosa frase "Não confie em ninguém com mais de 30 anos" em plena Guerra do Vietnã.

Eles foram chamados de "Geração Eu" porque foi à primeira geração a fazer um intervalo entre a infância e a idade adulta, e a explorar o fato de ser jovem.

Eles se casaram e tiveram filhos mais tarde, e gastaram bastante com si mesmos. De modo controverso, eles também são uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos.

Política

EUA: Em 1992, Bill Clinton, nascido em 1946, tornou-se o primeiro presidente Baby Boomer dos Estados Unidos. Oito anos depois, ele foi seguido pelo segundo presidente Baby Boomer do país, George W. Bush, que também nasceu em 1946. Brasil: Temos como exemplo o ex-presidente Lula, que nasceu em 1945 e governou o país também por oito anos (2003 – 2011), e que foi sucedido por Dilma Rousseff nascida em 1947.

Eles não serão os últimos presidentes Boomers. É bastante provável que um Baby Boomer muito mais tempo. Combinada com a maioria das Gerações Boomers no Congresso e Legislaturas Estaduais. A geração que uma vez jurou combater a autoridade, de repente passou a ser a autoridade.

Entretanto, muito antes de controlar os corredores do poder, os Baby Boomers moldavam a arena política. Como líderes no movimento dos direitos civis, movimento feminista, direitos dos homossexuais, dos deficientes e à privacidade, a geração Baby Boomer esteve na vanguarda da expansão da liberdade individual.

Vida Profissional

Os Boomers priorizam o trabalho e são pessoas revolucionárias, extremamente disciplinadas, céticos em relação à autoridade, independentes, transformadores, buscam reorganizar ou reestruturar suas organizações. Com foco no curto prazo e mentalidade de trabalhar pressionados, dedicam-se à carreira e são leais à empresa. Liderança por consenso, tendem a priorizar o trabalho. Estão preocupados com o dever, e a segurança. Provavelmente ocupam posições de presidência, de chefia, de diretoria. Os seus pais os ensinaram a ter com os mais velhos uma figura de autoridade. Não é raro encontrar um profissional Boomer que tenha passado mais de dez anos na mesma organização.

Uma geração de consumidores

Se há algo que une os Boomers de todos os tipos é o consumismo. Desde o princípio, os publicitários reconheceram as possibilidades apresentadas por esta grande geração peculiar. Em todas as idades que vivenciaram, os Baby Boomers foram o maior público a ser almejado e os publicitários os analisaram com cuidado.

Nos anos 50, os Boomers adolescentes e mais novos compraram bambolês e Frisbees. Nos anos 70 e 80, eles se estabeleceram e elevaram os preços da construção. Hoje, há uma explosão nos mecanismos de computação destinados a confortar uma geração nos seus anos dourados. Os Boomers direcionaram a economia conforme envelheceram com seu enorme poder de gasto. Agora, à medida que os Boomers mais velhos completam 60 anos, os publicitários têm a incumbência de se manter a par da inquietante mudança demográfica.

Para os varejistas interessados em atender os Boomers é importante saber que, independentemente da mentalidade jovem, a idade lhes cobra seu preço e esses varejistas devem preparar suas lojas para isso. Por exemplo, os Boomers apresentam desconforto em ambientes com excesso de estímulos, sua visão perde a capacidade de discernir cores (sem falar das letras pequenas), sua agilidade e flexibilidade para manusear objetos fica reduzida, e tendem a sofrer mais com a obesidade. As lojas e os produtos devem ser desenhados para ajudá-los a superar essas dificuldades.

Do ponto de vista de atendimento, os Boomers odeiam ser um número. Querem atendimento diferenciado, personalizado, alguém treinado para ouvi-los e que os trate como indivíduos – lembre-se, foram eles que passaram a vida lutando pelo respeito à individualidade.

Em termos de experiência de compra, querem algo autêntico, que os ajude a ser alguém. Não valorizam as marcas e lojas pelo prestígio social que trazem, eles já passaram dessa fase de busca de reconhecimento social e estão em busca de desenvolvimento interior.